quarta-feira, 15 de abril de 2009

Quanto custa este diamante?

“Você compraria um diamante sabendo que ele custou as mãos de alguém?” Essa é uma das frases ditas no filme "Diamante de Sangue" que tem como pano de fundo uma guerra civil em Serra Leoa há não muito tempo atrás. Eu pessoalmente não lembro mais quem foi que disse essa frase, mas ela tem ligação direta com um dos pontos que o filme critica: os (sujos) meios justificando os (luxuosos) fins. A busca incessante de uma rara e preciosa pedra de diamante é praticamente o título que envolve toda a ação do filme. Mas para mim, acho interessante que essas críticas que o filme aborda como a violência e o dinheiro acima de tudo, esconde alguns outros valores que acho que deveriam ser a verdadeira moral da história. Desde o começo é possível ver o poder da simplicidade nos personagens, valores como o familiar apesar de ofuscados pela ação frenética do filme, estão a todo tempo lá: Enquanto Danny Archer (Leonardo Dicaprio), um ex-mercenário, está disposto a dar a própria vida pela “insignificante” pedra de diamante, Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um humilde pescador que é forçado a entrar nesta guerra, está no mesmo barco, mas pelo filho que lhe restou. Logo no início é possível ver uma situação que confronta o valor do dinheiro, onde apesar de precárias as condições de vida de Solomon e sua família, são claras e visíveis a esperança e a união que existe entre eles.

Então na minha opinião, a moral da história está como sempre nas questões mais simples e humildes, que são facilmente escondidos na crítica da maliciosidade e da corrupção de valores que o dinheiro faz ao ser humano.

Destaque também para a atuação de Leonardo Dicaprio, que foi na minha opinião, bem melhor do que naquele filme do navio lá..


Por Igor Shiota

Nenhum comentário:

Postar um comentário