sábado, 25 de abril de 2009

Os Três Pontos

Continuando o trabalho, que envolve o filme “Os Infiltrados”, vou colocar aqui minha opinião sobre as três sequências principais do filme, que desenrolam toda a história. Quem ainda não viu o filme é melhor não ler, já que o texto contém algumas informações importantes sobre o final. A primeira sequência importante acontece logo no início do filme, depois que Frank Costello conhece Colin Sullivan, logo quando mostra Colin já adulto na Academia de Polícia. Isso acontece entre as cenas 10 e 35, com uma duração de aproximadamente 20 minutos.
Considero essa parte importante, pois é nela que o diretor mostra quem são os dois personagens principais do filme – os dois infiltrados. Ele coloca de maneira alternada ações da vida de Colin e de Billy, como se fizesse um comparativo. No início ambos tomam o mesmo caminho. Estudam na Academia de Polícia. Mostram os dois nas mesmas práticas: aula em sala, aula de tiro, exercícios. Dois personagens aparentemente muito parecidos, que estão num mesmo rumo. Mas logo após essa sequência da Academia vemos que eles tomam rumos bem diferentes. Ambos estão mais uma vez sendo comparados, mas agora estão num mesmo local com objetivos diferentes. Colin vai receber a promoção de Queenan e Dignam. Conversam de maneira educada, polida. Billy recebe insultos, pois foi banido da Academia por mau comportamento. Colin é o infiltrado de Costello na polícia. Billy passa a ser o infiltrado da polícia no grupo de Costello. Assim conhecemos os personagens principais do filme.
A segunda (entre as cenas 225 e 250) e a terceira sequência (entre as cenas 250 e 292) acontecem mais para o final do filme, mas ambas esclarecem para o espectador todas as tramas da história. A segunda cena se resume na captura de Costello. Colin descobre que Costello é na verdade mais um dedo-duro, ele entrega informações para o FBI. Logo, ele pode ser essa próxima informação de Costello. Como Colin sabe onde será a negociação de um carregamento de cocaína e tem contato com Billy, ele arma para cima de Costello – resolve fazer seu verdadeiro papel de policial, mas óbvio que para defender o lado dele. Colin acaba matando Costello para se defender. O bando inteiro de Costello morre e Billy está livre desse peso que é ser o infiltrado no grupo. Aparentemente a história acaba aí, mas isso não acontece, pois logo depois dessa sequência Billy descobre que Colin é o informante de Costello.
A terceira cena é aquela que fecha o filme. Billy encontrando-se com Colin. A cena mais surpreendente do filme, em minha opinião. Você não espera que ocorram todas aquelas mortes no final. Billy morre pelas mãos de outro informante de Costello que também está na polícia, que também mata o amigo de Colin que foi ajudá-lo caso Billy fizesse alguma coisa. E no final Colin mata esse outro informante, e Dignam mata Colin.
Tudo se resolve numa troca de tiros. Diga-se de passagem, uma conversa nesse meio com tanta corrupção não resolveria muita coisa. O importante dessa última cena é que ela pega o espectador de surpresa, ninguém espera aquela sequência de acontecimentos, mas quando processamos todas as informações notamos que definitivamente o filme acabou.
A última cena do filme é a visão da janela do apartamento de Colin, da onde vemos a Assembléia Legislativa. Na beirada da janela vemos um pequeno rato. Aparentemente estranho. Mas esse rato tem um objetivo, ele não é um mero figurante. Ele significa que os verdadeiros ratos, a verdadeira sujeira está lá, na Assembléia Legislativa. Boatos de que “Os Infiltrados” terá uma continuação e a trama se desenvolverá na Assembléia. Vamos ficar na espera...

Por Fernanda Giotto Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário