quinta-feira, 16 de abril de 2009

Animação de Alusões

Como já falei, adoro animação! Fui ao cinema hoje assistir Monstros vs Alienígenas. Esperava mais do filme, em alguns momentos chegou a dar sono. O trailer é muito engraçado, pena que todas as partes realmente engraçadas do filme estão ali, e num contexto muito mais divertido.
Vou falar rapidamente da história. Um meteoro contendo uma substância importante para o alienígena Gallaxhar cai na Terra e atinge Susan Murphy. Ela vira uma mulher gigante e vai para um confinamento secreto de monstros mantido pelo governo americano. Lá ela conhece o Dr. Barata, que faz uma alusão ao filme “A Mosca”, o Elo Perdido (meio lagarto, meio peixe), B.O.B (uma massa gelatinosa) e um inseto gigante chamado de Insetossauro. Quando Gallaxhar chega a Terra para buscar o que ele quer, a única força capaz de destruí-los são os monstros. E então, eles entram em ação.
As melhores piadas do filme são aquelas direcionadas ao presidente dos EUA. É uma sátira direta ao estilo de governo americano. Mas isso muitas crianças não entendem, é uma piada para adulto. Eu assisti ao filme dublado, talvez legendado seja mais engraçado, já que o elenco conta com Seth Rogen, Hugh Larie (um doutor interpretando outro), Will Arnett e Reese Witherspoon. Todos os personagens foram inspirados em filmes de monstros antigos. Citei acima a inspiração no filme “A Mosca”, mas temos também a inspiração no “Monstro da Lagoa Negra”, “Ataque da Mulher de 15 Metros” e “Godzilla”. É fácil de perceber que são todos filmes numa faixa “B”, mas que são bem adaptados. De maneira discreta faz alusão também ao filme “Cloverfield” e ao filme “E.T. – O Extra-terrestre” de Spielberg – num míssil está escrita a frase “E.T. GO HOME”.
A animação é o primeiro trabalho 3D da DreamWorks Animation. Tratando-se de qualidade técnica não há o que criticar. O filme é muito bem produzido. Eu como gosto de trilha sonora, senti um pouco de falta disso no filme. Uma música sempre levanta o espectador e o chama para a telona, como na parte em que o presidente americano começa a tocar uma música no teclado com a intenção de manter contato com o alienígena. Não sei bem ao certo qual o nome da música. É conhecida e acaba criando uma proximidade com o espectador. E a música não é tocada por acaso, pois essa mesma música faz parte da trilha sonora do filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” do Spielberg também. Confira a cena e a música:



Bom, talvez não tenha sido um bom dia para eu assistir a filmes engraçados. Vou assistir novamente ao filme quando chegar em DVD. Espero que na próxima eu dê boas risadas!
Mudando de assunto, saiu agora no Omelete as estréias da semana. Repasso-as aqui pra vocês:
Ø Anjos da Noite: A Rebelião
Ø A Montanha Enfeitiçada
Ø Sinédoque, Nova Iorque
Ø Evocando Espíritos
Ø A Fronteira da Alvorada
Ø Honeydripper – do Blues ao Rock
Ø Divã
Ø Mataram Irmã Dorothy

Confira ao trailer em inglês do filme Monstros vs Alienígenas. Preste atenção no B.O.B, a meleca azul, quem interpreta é Seth Rogen. A atuação dele como dublador é muito boa. Talvez seja realmente mais engraçado assistir ao desenho legendado!





Bom, é isso pessoal. Hoje o negócio foi rápido e direto! Até a próxima, e vamos ver se rola um cinema domingo!

Por Fernanda Giotto Serpa





Nenhum comentário:

Postar um comentário