quinta-feira, 23 de abril de 2009

E o escolhido foi...


Vamos então prosseguir com o trabalho. Depois do estudo sobre o diretor e uma bela sessão de cinema Scorsese (que aliás, ainda não acabou), escolhemos o filme: “Os Infiltrados”! Foram vários os motivos de tal escolha. Primeiro que o filme é atual, logo adaptar figurino e cenário fica mais fácil. O filme tem mais cenas de diálogo, diferente da maioria dos filmes do Scorsese que usa bastante figurantes. Não podemos deixar de citar que o filme foi o primeiro e único Oscar de Martin Scorsese - como diretor. E claro, o filme é realmente muito bom.
O filme ganhou além de Oscar de Melhor Diretor, Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. E foi indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante com o Wahlberg. Essa é a terceira vez que Leonardo Di Caprio e Scorsese trabalham juntos. Di Caprio é o novo queridinho do diretor – ele já participou de “O Aviador” e “Gangues de Nova Iorque”. O papel de Jack Nicholson foi feito para Robert De Niro. De Niro chegou a assinar o contrato, mas não pode fazer o filme. Jack não aceitou de início, mas segundo dizem, depois de uma visita de Scorsese e Di Caprio, ele resolveu embarcar nessa. Ele diz que queria fazer um vilão, já que seus últimos filmes foram comédias. E tenho que concordar com meu irmão, De Niro é um gênio, mas Jack Nicholson ficou perfeito nesse papel de canalha! Matt Damon, para a preparação do filme, passou algumas semanas com a polícia de Massachusetts fazendo rondas e procedimentos policias de rotina. Foram 8 semanas de filmagem ao todo, 6 em Nova Iorque e 2 em Boston. Questões políticas e econômicas não permitiram que o filme fosse todo gravado em Boston, onde acontece toda a trama.
A partir de agora vou escrever sobre a história do filme. Caso você não tenha assistido ao filme seria bom você não ler, porque esse post vai ser um pouco diferente. Seguindo o protocolo vou contar a história inteira – começo, meio e fim.

Para você que não assistiu ao filme e não quer ler a história, dê uma espiada no trailer:



O filme é baseado no filme japonês “Conflitos Internos”. Jack Nicholson faz o papel do chefe mafioso irlandês Frank Costello. A polícia estadual, que conta com Mark Wahlberg no papel do detetive Dignam, Alec Baldwin como Ellerby e Martin Sheen como Queenan, tenta durante muito tempo acabar com o crime organizado em Boston. Costello não é um cara fácil de se pegar. Eis que entra na história Matt Damon, como Colin Sullivan, o protegido e tido como um filho para Costello. Na realidade o filme começa quando Colin e Frank se conhecem, quando Colin ainda era só um garoto. Detalhe que a polícia nada sabe desse relacionamento entre os dois. Frank criou Colin exatamente para isso. Fez ele estudar na Academia, se formar, entrar na polícia estadual e ser promovido, conseguindo um bom cargo para ser seu informante.
Do outro lado da história temos o marrento e encrenqueiro Billy Costigan, interpretado por Leonardo Di Caprio. Por se exceder em algumas brigas dentro da Academia ele foi banido e não conseguiu se formar. A única opção que Dignam e Queenan deixam para ele é se infiltrar no grupo de Costello. Somente os três saberiam sobre isso, Costigan não teria mordomias, mas seria um policial. E assim começa o filme. Dois infiltrados, um de cada lado. De maneira lenta e sutil Billy consegue se aproximar de Costello e fazer parte do seu bando, passando informações para a polícia, sobre locais de entrega de drogas ou outro tipo de crime. Engraçado é perceber como o personagem de Di Caprio transpira medo. O menino sem sal do Titanic anda se superando cada vez mais em papéis sérios.
Quando a polícia e o Costello percebem que há infiltrados entre eles, a polícia determina que Colin Sullivan ache o infiltrado, já que a ficha dele é impecável não teria porque suspeitar dele. Colin Sullivan se vê procurando ele mesmo. E do outro lado Costello tenta procurar entre seus “empregados” o verdadeiro infiltrado. Para Billy isso se transforma num verdadeiro circo de terror. Serve agora aquele velho ditado: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Todos do bando de Costello precisam colocar num papel informações pessoais, números que Colin possa usar no banco de dados da polícia que acusem o infiltrado. Todos os dados, menos o de Billy, que finge ser marrento e ofendido, vão para as mãos de Colin. Um envelope escrito “CITIZENS”. A polícia só pede calma da parte de Billy, e Costello pede agilidade da parte de Collin, que sempre desvia a atenção dos policiais quando alguma informação verdadeira sobre os crimes do mafioso irlandês cai nas mãos da polícia.
O filme se mostra inteligente pela maneira como ele é montado. Precisa prestar muita atenção nos detalhes, porque pode ser capaz de você começar a confundir quem é o mocinho e quem é o bandido da história. E como já era de se esperar violência é o que não falta nesse filme. E também uma mulher, psicóloga da polícia que começa a namorar com Matt Damon, mas acaba conhecendo Di Caprio no seu consultório. Claro que rolou um triângulo amoroso.
Essa situação de gato e rato começa a se definir quando Colin manda seguir Queenan, afirmando (lógico que mentindo) que ele pode ser o infiltrado de Costello. Realmente, Colin não tem nada de burro, ele sabe que uma hora ou outra Queenan vai se encontrar com o infiltrado. E isso realmente acontece. Quando os próprios po
licias passam o endereço do encontro ( e começam a achar que Queenan é o infiltrado mesmo) Colin liga diretamente para os homens de Costello avisando que Queenan está em determinado endereço com o infiltrado. Todos do bando são acionados, inclusive Costigan, mas deram para ele o endereço errado. O número do lugar era 344, e passaram para ele 314.
Matt Damon manda os seus homens recuarem, mas eles não obedecem e acabam ficando no local e dando de cara com os bandidos. Uma grande troca de tiros acontece. Billy consegue escapar e Queenan é atirado do telhado e cai aos pés de Billy que já estava no térreo para se encontrar com os outros. Mas, um detalhe, o policial que ligou e deu o endereço errado para Billy também era um policial infiltrado. Ele estava apenas tentando identificar no grupo quem era o infiltrado. Já havia suspeita, com isso ele a confirmou, mas morreu no tiroteio. Sorte de Billy mais uma vez, nada vazou daquela operação. Logo, ninguém suspeitou dele, e depois saiu nos jornais que o tal homem que morreu era um infiltrado.
Mas Colin não está tão certo de que o homem que morreu era o único infiltrado. Quando Queenan morre Dignam é afastado temporariamente do cargo. Ele era a pessoa que tinha menos simpatia por Colin, e sempre estava com um pé atrás em relação a ele. Em seguida Di Caprio consegue a informação de que Costello poderia ter uma relação com o FBI. Essas coisas de uma mão lava a outra, entende? Colin não gosta nada disso, pois sabe que Costello pode muito bem se livrar dele entregando-o a polícia. Afinal, essa historinha de “gostar como um filho” é balela. Costello apenas precisava de alguém lá dentro, e Colin serviu muito bem para o serviço.
Assim que Billy consegue uma informação quente ele avisa a polícia. Na verdade ele avisa o Colin, que está agora com o celular do Queenan. Billy nem suspeita que Colin é o infiltrado de Costello. Ele também recebeu a função da polícia para achá-lo. Apenas conseguiu segui-lo algumas vezes, mas nunca viu seu rosto. Colin, que sente-se agora ameaçado por Costello, resolve se dar bem. Avisa os policiais sobre a informação de carregamento de drogas e vai junto para finalmente capturar Costello.
E isso acontece! A polícia pega Costello com a mão na massa, e no final quem mata Costello é Colin, que confirmou o fato de que o seu “pai” tinha uma ligação com o FBI e pretendia, futuramente, en
tregá-lo a polícia. Quanta sujeira!
E você que pensa que o filme acaba por aí! Matt Damon já sabe que Di Caprio é infiltrado, mas Di Caprio nada sabe sobre Matt Damon. Ele acha que ele é apenas um bom policial. Billy não quer mais saber da polícia, chega de emoções para ele. Ele só quer pegar com Colin seus documentos de volta e ter uma vida normal. Nesse meio tempo, no escritório de Colin, Billy vê nada mais, nada menos que o envelope com o nome de todos que faziam parte do grupo de Costello. Pronto! Ele já sabe quem é o infiltrado. Assim que Colin percebe a confusão, apaga todos os dados de Billy. Ele não é mais ninguém dentro da polícia.
Billy sai dali e planeja cuidadosamente o encontro dos dois. Deixa um envelope com todas as gravações das conversas entre Colin e Costello que o próprio Costello gravou, que surpreendentemente deixou para Billy, e o entrega para o amor que ambos têm em comum – a psicóloga. Liga para Colin e pede pra ele se encontrar com ele no mesmo endereço onde Queenan foi morto. Colin precavido deixa um amigo da polícia avisado sobre o que vai acontecer. Assim que eles se encontram, Billy o rende e quer satisfações. Mas o amigo de Colin chega, a única solução para Billy é ir para o elevador com a arma apontada para cabeça de Colin. Essa com certeza é uma das cenas mais inesperadas. Assim que o elevador chega no térreo, eles são surpreendidos por um outro infiltrado de Costello na polícia que dá um tiro na cabeça de Billy, e mata o outro amigo de Colin.
Colin para se defender - já que o outro infiltrado era o único a saber de sua identidade - o mata também. É uma matança geral, tudo para se defender. Mas Colin, não passa impune. A namorada sabendo de todas as falcatruas que ele fazia na polícia e sabendo que ele matou Billy (uma pessoa que ela queria bem demais, hein) o deixa. No final resta Mark Wahlberg, como Dignam que mata Colin no seu apartamento!
Ufa! Haja fôlego, hein? O meu texto aqui conta basicamente o que é a história (apesar de ser longo)! Mas nada como assistir ao filme, nos seus mínimos detalhes e se surpreender com as reviravoltas e saborear as cenas de ação!
Mais tarde eu volto com o perfil dos personagens de Matt Damon e Leonardo Di Caprio. Ou será que faço Mark Wahlberg e Jack Nicholson??? Veremos...

Por Fernanda Giotto Serpa

Um comentário:

  1. Assisti 2 vezes. O filme é ótimo e a trilha sonora empolgante.

    ResponderExcluir