domingo, 19 de abril de 2009

Mais um fim do mundo



Presságio com Nicolas Cage e Rose Byrne é mais um daqueles filmes de fim do mundo. Podemos citar vários: Armageddon, O Dia Depois de Amanhã, Guerra dos Mundos, Impacto Profundo, etc, etc, etc. Geralmente tudo começa nos Estados Unidos, onde será o primeiro lugar afetado. Nesse filme isso não é diferente. O que muda na história é que “Presságio” é muito mais do que um filme de aventura, em busca de uma solução para evitar a catástrofe. Há partes de suspense realmente muito boas. E o final é surpreendente. Não vemos isso acontecer em qualquer filme hoje em dia. Não se preocupem, não vou contar o final do filme.
O filme começa com a personagem Lucinda Embry (Lara Robinson). Ela dá uma idéia para a inauguração da escola na qual estuda: construir uma cápsula do tempo com o objetivo de que as crianças façam desenhos imaginando como será o futuro dali 50 anos, e após esses 50 anos a cápsula será reaberta pelas crianças daquele tempo que terão acesso aos desenhos do passado. Lucinda não faz nenhum desenho, apenas escreve números aleatoriamente num papel, ditados por sussurros de pessoas que ela não vê.
Após 50 anos esse papel vai parar nas mãos do filho de John Koestler (Nicolas Cage), o pequeno Caleb Koestler (Chandler Canterbury). John que é professor de astrofísica percebe que não são apenas números, mas datas e números de mortos de grandes tragédias mundiais. Faltam apenas três datas que ainda não foram concretizadas. John sente que seu filho corre perigo e precisa fazer alguma coisa. Então ele conhece Diane Embry (Rose Byrne), filha de Lucinda que tem uma filha chamada Abby. Abby e Caleb dizem ouvir sussuros. Durante o filme, pessoas estranhas e pedrinhas pretas aparecem e ao final dão um significado ao filme.
A última data não está acompanhada do número de mortos, mas sim de duas letras “EE” invertidas. John precisa descobrir o mistério, para salvar o seu filho, que é a única coisa que lhe resta após a morte da esposa em um trágico incêndio – que, por sinal, estava previsto na lista de Lucinda. John um homem descrente, que acredita que tudo no mundo é por acaso, que não há forças superiores e nem um porquê de estarmos aqui, vai precisar rever seus conceitos e tentar entender porque Lucinda conseguiu prever as tragédias do futuro.
O que achei atrativo na história foi o fato de começar no ano de 1959. A atmosfera de suspense, muitas vezes nos fazendo lembrar filmes como Mistério da Libélula e A Última Profecia, nos remetendo ao lado espiritual, funciona para prender o espectador. A menina Lucinda também alimenta certa curiosidade. Por que a menina? O que aconteceu com ela após aquele dia de 1959? São perguntas respondidas rapidamente na sequência do filme, mas que não estragam com o suspense do final.
Quantos aos efeitos especiais são poucas cenas (que não posso comentar aqui, caso contrário, estrago o final do filme) que deixam a desejar. Uma das melhoras é a cena do avião. A primeira tragédia que está para acontecer e que acontece quando John está próximo ao local. O avião cai próximo as pessoas, e no cinema o barulho ganha uma amplitude tão grande que você leva um susto mesmo sabendo o que vai acontecer naquela cena.
Nicolas Cage, que ultimamente não anda fazendo bons filmes, até que não errou em aceitar esse convite de atuar em Presságio. Dos últimos, esse é o melhor. Só o seu cabelo que não há jeito de deixar melhor! O filme não pode ser considerado espetacular, mas pra quem não se preocupa em perder tempo assistindo filmes, Presságio é um bom passatempo. Assista ao trailer:





E antes de ir embora escuta só essa: Van Damme e Steven Seagal vão estrelar seu primeiro filme juntos. Van Damme recusou o convite de Stallone para participar do filme “Os Mercenários”. Mas esse novo filme não foge muito da proposta do filme que está sendo gravado aqui e dirigido por Stallone. Damme e Seagal fazem os dois melhores assassinos do mundo (aiaiaia...). Seagal é especialista em armas de fogo e Damme sabe fazer qualquer coisa com uma faca. Eles se unem para acabar com um chefão do tráfico de drogas nos EUA. As gravações começam em julho. O filme será gravado no Novo México e em Vancouver. Acho que os diálogos entre os dois podem render algumas risadas!
Bom, por hoje é isso pessoal! Tenho muitos filmes do Scorsese para ver esse feriado. Aliás, nossa agência escolheu o Scorsese como diretor, para escolhermos um filme dele e reconstituir uma cena desse filme. Logo, logo algumas informações aqui no blog sobre Scorsese!

Por Fernanda Giotto Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário