sábado, 28 de março de 2009

O Cinema em Movimento

É interessante notar o quão pouco sabemos de cinema. Mesmo com uma leitura de um livro que parece resumir a atividade cinematográfica, ainda assim temos muitas dúvidas. Quais são os tipos de câmera? Como anda o processo digital? Como funciona a captação do som? Enfim, o livro nos situa na realidade do cinema, porém não nos torna experts.
A evolução da linguagem áudio-visual se confunde com a própria evolução do cinema e da sociedade. O cinema está em constante movimento. Começou como uma simples imagem do cotidiano e hoje já retrata guerras que ocorrem há séculos atrás e até imagina as batalhas que virão.
O diretor como a “autoridade máxima” do cinema também é mostrada no livro, entretanto o livro expõe a importância do roteiro. Além das evoluções conhecidas do cinema (cores, áudio, temas) o processo de produção também se modificou com o decorrer dos anos. Antes o produtor era o senhor do filme, agora esse papel cabe ao diretor. Inclusive na grande maioria das vezes é assinado “Um Filme De...” e em seguida o nome do diretor.
Enfim, bom concluir algo do cinema brasileiro. Somos, assim como a nossa sociedade, muito influenciados pelos outros países. O famoso Cinema Novo é construído usando como inspiração escolas de cinema internacionais. Além do mais é interessante concluir que o cinema brasileiro precisa utilizar coisas originais e próprias do Brasil para fazer sucesso no exterior. Afinal, por que ver um filme brasileiro que tenha uma história e um estilo igual ao do americano? Por isso filmes como Cidade de Deus e Tropa de Elite alcançaram tanta projeção internacional.

Oliver Kovacevich Altaras

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