sábado, 14 de março de 2009

Aula de história


Operação Valquíria não é o melhor exemplo de filme envolvente e emocionante, mas vale a pena para quem gosta de histórias baseadas em fatos reais.
O diretor Bryan Singer nos transporta à década de 40, em plena Segunda Guerra Mundial, para contar a história de um grupo de oficiais que planeja um atentado para matar Hitler e acabar com o nazismo na Alemanha. O coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) sempre foi contra o regime e o seu ditador, antes mesmo de perder a mão direita, dois dedos da mão esquerda e um olho em uma missão na África. Depois disso, ele fortalece ainda mais suas idéias de acabar com o Führer. Stauffenberg se aproxima da conspiração que também está contra as ideais nazistas e juntos arquitetam um plano. À medida que alguns integrantes do grupo vão sendo descobertos, o coro
nel Claus sobe de posto até se tornar um dos cabeças da operação que dá nome ao filme.
O dia escolhido é 20 de julho de 1944, quando Hitler está em uma reunião com o alto escalão do regime. Stauffenberg sai do local deixando para trás uma bomba. Como ocorreram mudanças no local da reunião e o coronel não conseguiu ficar próximo do alvo, o plano fracassa.
Durante todo o filme torcemos para que tudo dê certo e há medida que a hora “H” se aproxima, temos a impressão que eles vão conseguir alcançar seus objetivos. O mais interessante no filme é perceber que nem todos são iguais ao Führer, que muitos não estavam felizes com a “Alemanha de Hitler”.

Por mais que o filme mostre o coronel Claus como um herói, Tom Cruise não consegue passar a emoção do personagem. O ator segue tanto a linha da disciplina militar que se esquece de dar vida e humanidade ao personagem, os poucos momentos mais sensíveis são quando Stauffenberg está ao lado da família.
É um filme bem produzido, bem dirigido e que cumpre com o que pretende, mas que não consegue prender e envolver o público da forma como deveria. Vale mais como uma aula de histó
ria.

Por Tatiana Olegario

Nenhum comentário:

Postar um comentário