quarta-feira, 25 de março de 2009

Cinema - o mundo em movimento

Também estou aqui para falar do livro “Cinema – o mundo em movimento” de Inácio Araújo. É um livro daqueles que dá vontade de ler, de uma leitura bem fácil e rápida... mas não é vazio, sabe!? Você termina de ler e percebe que adquiriu um monte de conhecimento ou que pode esclarecer ainda mais os conhecimentos que você já tinha.
Não é livro para quem entende tudo de cinema, Araújo trata de toda a história das projeções e também passa noções básicas. O mais interessante é que tudo é muito bem explicado, ele dá bons exemplos e sabe como contextualizar.
Os pontos que considerei mais importantes foram: a chegada do som, algumas das maiores estrelas não eram boas falando, muitos músicos foram demitidos e o mais legal foi saber que quem deu o primeiro passo foi um estúdio (Warner Bros.) que estava passando por sérios problemas financeiros... isso é que é saber investir; e o cinema brasileiro, ele fala que no início os cineastas e os estúdios quiseram imitar Hollywood, mas com o tempo foram percebendo que não havia dinheiro suficiente e que nem todo mundo se interessaria por filmes ao estilo norte-americano produzidos por aqui, perceberam que o interessante das produções de outros países é a cultura diferente, as idéias diferentes, mas ao mesmo tempo assunto que façam algum sentido para o resto do mundo. O Brasil está encontrando uma saída através das problemáticas do nosso país, a chamada “estética da fome”, nas palavras de Inácio Araújo: “Por um lado preocupava-se com a vida da população pobre; por outro, tratava de mostrá-la através de filmes feitos com pouco dinheiro, em condições técnicas por vezes precárias”.
Quem se interessa por cinema, mas pouco conhece; quem pretende se interessar; quem conhece e quer retomar alguns pontos essenciais... todo mundo que quiser vai ler e vai gostar...


Por Tatiana Olegario da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário