segunda-feira, 9 de março de 2009

Enfim, minha opinião...



A crítica pode ter sim acabado com o filme – só para constar que no Omelete Watchmen ganhou 5 ovinhos, prêmio máximo. Mas a negatividade em relação ao filme foi extremamente “forçada”.O filme realmente não alcançou a bilheteria que deveria. Começou bem com US$25 milhões só no primeiro dia. O número não se manteve. A previsão era que o filme atingisse durante o fim-de-semana US$70 milhões, e só chegou aos US$55 milhões. Mas ainda se mantém em primeiro no ranking de bilheteria. A crítica diz que o cinema não superou os quadrinhos. Mas isso é mais do que comum. É raro um filme ser melhor do que um livro. É raro um filme conseguir superar todos os detalhes e peculiaridades dos quadrinhos.

Veja Homem-Aranha, X-MEN, Super-Man, Batman. Os filmes são bons, mas isso não quer dizer que sejam melhores do que os quadrinhos. Os leitores assíduos sabem bem o valor de uma história em quadrinhos. Watchman não é exceção. É um filme bom, baseado num quadrinho melhor ainda.
O começo do filme já é empolgante, Bob Dylan na trilha sonora (na verdade eu não sabia que era Bob Dylan – meu irmão me contou -, mas achei boa desde o início), movimentos de câmera diferenciados, imagens como se fossem quadros em 3D (já viu filmes que mostram o Museu de História Natural nos EUA? Pois é, bem assim), e a apresentação dos personagens. Pronto! A ligação com o espectador está feita.
A trilha sonora é sensacional. Não segue um padrão de estilo, segue apenas a história do filme e ajuda a contar as emoções de cada cena. Os movimentos lentos de câmera, seguidos de outro movimento rápido dão ritmo e personalidade ao filme. Não é um efeito que se utiliza uma vez porque o momento é propício. Essas variações se repetem durante todo o filme, e sempre é emocionante, a sensação de ver isso acontecer é ótima. Estou parecendo ridícula? Experimente assistir o filme e depois me conte como foi.
Não podemos esquecer também dos personagens. Heróis sempre encantam. Aqui isso talvez isso não se encaixe. Não é possível se dizer que admira Rorschach (Jackie Earle Haley), isso seria mentira. Claro que é possível gostar dele pelo seu jeito “eu sou o cara desse filme”, mas achar que ele é bonzinho? Não faria sentido. A mesma coisa acontece com o Comediante (Jeffrey Dean Morgan), o super-herói que comete atrocidades, estupra mulheres e mata mulheres grávidas. Isso é bem fora dos padrões mesmo.
Além de super-heróis suficientemente mal-encarados, temos o bobão que se apaixona pela bonitona do filme. Isso é clichê, eu concordo. Mas as mulheres acham necessário, afinal, um filme não pode ser só feito de sangue e brigas. Aliás isso acontece muito no filme: sangue. Algumas cenas doem aos olhos. Mas o filme é de ação, certo? Compreensível. Não podemos exigir flores e perfumes entre heróis e vilões. Duro de Matar IV e Rambo IV é muito mais absurdo, pode ter certeza.
E claro, não posso deixar de comentar sobre o Dr. Manhattan, o único herói do filme que realmente tem poderes. Ele é azul, e passa 90% do filme com seus documentos masculinos de fora. Desculpa não consegui deixar de notar. Aposto que agora, muitas pessoas vão querer ver seus documentos azuis. Mas essa não é sua principal característica (acho chato dizer qualidade). Ele é um herói com bom senso, tem sentimentos e gosta da humanidade. Coisa rara nesse filme.
Posso concluir, o filme tem uma razão de ser, tem uma história, e é envolvente sim. Claro que é necessário gostar desse estilo de filmes também. Não adianta não gostar, ir assistir e depois me chamar de mentirosa. Curte efeitos especiais, histórias baseadas em quadrinhos? Watchmen é o filme certo. Mais uma produção baseada em quadrinhos que deu certo.

Por Fernanda Giotto Serpa

Um comentário:

  1. É Fer, vc me entende... Eu como fã de quadrinhos há tempos, não posso negar que sempre antes de entrar na sala de cinema tenho alta cota de expectativas em relação a adaptações. Acho que o maior problema é compreender mesmo que cinema e quadrinhos embora tenham suas semelhanças (ambos trabalham com texto e imagens) são mídias diferentes. Não dá para colocar 40 anos de quadrinhos em três filmes de duas horas cada. Mas fãs de quadrinhos são os sujeitos mais furiosos, passionais e, muitas vezes, radicais. Integro esse grupo, mas não sou purista!
    Homem de Ferro e X-Men (como boa marvete, tenho de citar esses dois), são exemplos de boas adaptações pq conseguiram captar a essência das histórias em quadrinhos.
    Pretendo ver Watchmen ainda essa semana. Fico surpresa com o fato do Omelete ter dado 5 ovinhos para o filme. Pelas críticas que vi por aí, achei que ganharia apenas 3... E eu que achava que ia ser um divisor de águas no subgênero Filmes Baseados em Hq's. Pelo trailer parecia ser muito melhor do que falaram por aí...

    Quanto ao Rourke no Rambo q vc comentou lá no blog da Inquadro, me surpreendi... vamos ver o que o futuro nos reserva, rsrs!!

    Muito bom o blog de vocês, com certeza o mais ativo do 3º ano de jornalismo da PUC PR.

    Bjos, Andrizy.

    ResponderExcluir