sábado, 2 de maio de 2009

Grande Leone!

Já que escrevi sobre “Era uma vez no oeste” do diretor Sergio Leone, porque não falar também de outro título seu, muito famoso, conhecido como “Três Homens em Conflito”? No título original é conhecido como “The Good, The Bad and The Ugly”. O filme é de 1966 e conta com Clint Eastwood (o bom), Lee Van Cleef (o mau) e Eli Wallach (o feio).
O filme é muito parecido com “Era uma vez no oeste” quando se trata da valorização do som, das imagens detalhistas e das expressões dos personagens. Mas é muito diferente quando se trata de movimento e dinâmica. “Três Homens em Conflito” é muito mais rápido e ágil em se tratando da história. As coisas acontecem, os diálogos são mais freqüentes e as melhores piadas são de Clint Eastwood. “Era uma vez no oeste” é muito mais dramático nas suas cenas e diálogos, os tempos sem fala são longos e o tema do filme é muito mais social do que “Três Homens em Conflito”.
A história de “Três Homens em Conflito” conta a busca dos três personagens principais por uma fortuna de 200 mil dólares. Clint é conhecido como Blondie, Lee é Olhos de Anjo e Eli é Tuco. Tuco é a parte cômica do filme. O personagem ganancioso que passa por cima de qualquer coisa para conseguir o que quer. Obviamente ele sempre acaba se dando mal e ficando à mercê de Clint Eastwood. Ele sempre conta vantagem e depois está pedindo perdão e arrego. Blondie é o cara de respostas curtas, sempre com a mesma calma e objetividade. Nada o deixa nervoso, ele sabe que tem tudo sob controle. E Olhos de Anjo é aquele que acha que sempre vai ganhar, o tal cara cheio demais. Mas chega uma hora em que o vilão precisa perder.
Através de Bill Carson os três descobrem que a fortuna está enterrada num túmulo no cemitério Sad Hill. Tuco sabia o nome do cemitério. Blondie sabia o nome do túmulo. Bill Carson morreu e Olhos de Anjo arrancou o nome do cemitério de Tuco. Quanto a Blondie ele preferiu levá-lo consigo. Entre idas e vindas os três terminam no mesmo lugar – em Sad Hill. Através de um duelo empolgante eles decidem quem fica com o nome do túmulo e com o dinheiro. E até na última cena do filme dá pra dar umas boas risadas com Tuco.
O filme é muito bom. Já disse e repito, não fazem mais westerns como antigamente. Clint Eastwood é mestre no que faz. E a história do filme supera qualquer expectativa. Palmas para Sergio Leone também!
E claro que eu não posso deixar de comentar sobre a trilha sonora. Uma das mais conhecidas e dentre os filmes de western. E, em minha opinião, uma das melhores também. Aproveite abaixo:






Fui ao cinema hoje também. Assisti Wolverine. Um comentário rápido sobre o filme. Realmente ele deixa a desejar em alguns efeitos especiais. Em algumas partes pode-se notar facilmente o uso do cromaqui. Hoje em dia, com tanta evolução nos aparatos tecnológicos e investimento nesse tipo de filme, erros em efeitos especiais é inadmissível. O mínimo que o filme precisa ter é um visual decente. Quanto a história eu gostei. Nada que tenha me feito odiar o filme. Eu não seguia os quadrinhos, mas os fãs dizem que algumas coisas foram deturpadas no filme. Mas que adaptação que não tem as suas mudanças, certo?
Assisti também “A Última Tentação de Cristo”. Grande obra de Scorsese. Foi muito polêmico na época em que foi produzido, já que ele mostra Jesus Cristo cedendo à tentação e seguindo os passos que o demônio lhe indica. É estranho assistir ao filme pelo repertório que possuímos de filmes sobre a história de Jesus Cristo. Ele sempre é confiante, calmo e corajoso. No filme de Scorsese vemos um Jesus Cristo confuso, com medo, assustado e sem saber se deve ou não seguir o caminho da crucificação. Parabéns para Willem Dafoe. Vemos também um Judas diferente do que conhecemos. Ele não traiu Jesus por covardia, ele traiu Jesus porque o próprio o pediu. Harvey Keitel se mostra um Judas indignado com a escolha de Jesus Cristo de ser um homem normal. Recomendo, embora não acredite nessa versão baseada no livro de Nikos Kazantzakis.

Por Fernanda Giotto Serpa

Um comentário:

  1. Estou com receio de ver o filme. E não é aquele típico argumento de que "eu sou fã do original e não vou curtir a adaptação". Até pq eu entendo que adaptações são necessárias e precisam ser feitas.

    Mas, daí já mudar coisas que não deveriam ser mexidas como Ciclope e Gambit terem sido usados como cobaias por Stryker, como eu li por aí. E por falar nele como esse novo Stryker se sai? Pq se bem me lembro Brian Cox esteve soberbo em X2! Também ouvi dizerem que mudaram a natureza da Raposa Prateada. hummm...

    É por isso que tenho as minhas dúvidas se verei o filme ou não. Mas pela curiosidade de ver o Gambit e o Blob nas telonas, eu acho que vou sim...

    E espero que a cinesérie continue!!! Emma Frost ainda precisa ser destaque em algum dos filmes, haha!!!

    ResponderExcluir