quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Uma Maravilha!



Quando li o título do texto da Samantha no blog da InQuadro pensei que ela fosse falar sobre o novo filme do Tim Burton – Alice no País das Maravilhas. Pois bem, o texto não falava sobre o filme, mas resolvi começar o meu post com isso.
Não é novidade que tudo o que vem de Tim Burton tem algo de incomum. Seus filmes são provas disso. Talvez seja resquícios da infância, quando Burton lia livros de Edgar Allan Poe, e assistia filmes de terror de segunda categoria. Ele diz que sempre teve uma imaginação fértil (não duvido), e que tem o costume de mergulhar em seus pensamentos. Alice no País das Maravilhas é mais uma obra cheia de requintes.
A estética, o estilo, as cores, enfim, o visual do filme não vai longe do que vimos recentemente em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Nas imagens o que se percebe no filme de Alice, o doce conto de crianças, é um ambiente sombrio. A história começa quando Alice, com 17 anos, está prestes a ser pedida em casamento numa festa para toda a sociedade. Quando menos se espera Alice foge. Ela passa a seguir um coelho branco e vai parar no País das Maravilhas, um lugar que ela já havia visitado anos antes, mas simplesmente não se lembrava.
Outros filmes como Edward Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate e até Peixe Grande, contam com esse ar aterrorizante de Tim Burton. Particularmente, gosto de todos os filmes acima citados, mesmo que Edward Mãos de Tesoura seja um clássico da Sessão da Tarde.
O que se nota é a presença, quase que constante, de Johnny Depp nos filmes de Burton. Ele já trabalhou em sete filmes de Burton, sendo que Alice é a oitava. Ele vai viver o Chapeleiro Louco no filme. Sem falar que já tem um nono projeto em vista. Tim pretende adaptar o seriado sobrenatural Dark Shadows para o cinema, e Depp já está intimado a participar da adaptação. Mas isso só depois que Alice estiver concluído. Aliás, a estreia do filme está marcada para 5 de março de 2010. Tem tempo ainda...
A história não é segredo para ninguém. Acredito que a maioria das crianças (hoje já não tão crianças assim) assistia aos filmes da Disney, ou assiste até hoje. Afinal, sempre é bom reviver os clássicos. Esses dias atrás mesmo eu peguei Rei Leão. O que vai valer a pena neste filme é a estética, que vai misturar atores reais com animações com captura de movimento e computação gráfica. Quem pode pagar por um 3D, prepare-se, o filme vai ter sua versão tridimensional!
O elenco conta com, além de Johnny Depp, Mia Wasikowska (que viverá Alice), Alan Rickman, Matt Lucas, Anne Hathaway, Michael Sheen, Crispin Glover, Christopher Lee e Eleanor Tomlinson. Assista abaixo o trailer do filme, e aguarde com ansiedade...




Por Fernanda Giotto Serpa

Um comentário: