segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Primeiro Dia

No sábado, dia 26/09, tivemos nosso primeiro dia de gravação. A reunião do grupo na casa do Dani ficou marcada para 9 horas da manhã, mas a maioria do pessoal começou a chegar a partir das 10 horas. E assim começamos o nosso trabalho. As cenas filmadas foram aquelas que envolveram apenas os personagens do Oliver e do Igor, respectivamente João Henrique e Francisco.
Logo no começo da gravação tomamos um susto: chuva! Praticamente todas as cenas que precisávamos gravar eram externas. Com a chuva seria muito complicado fazer um bom trabalho. Primeiro que haveria muita influencia do som, do barulho da chuva. Segundo que manter os personagens secos, ou o menos molhado possível não seria fácil. Terceiro que câmera e água não combinam. Caso acontecesse alguma coisa com a câmera o prejuízo seria grande. Até que ponto arriscar?
Por nossa sorte (os céus intercederam por nós) a chuva simplesmente parou e o resto do nosso dia foi iluminado pelo sol. Sol, calor, suor... hahahaha. O Daniel, como já foi falado, tomou a posição de cinegrafista; eu, Fernanda Serpa, dirigi; Tatiana e Giselle produziram os personagens (alguma maquiagem leve, figurinos, cenário); Douglas e Mariana ajudaram com o som e também com a produção de cenário.
A nossa preocupação é principalmente com o movimento do filme. Talvez (já que a professora fala tanto de referências) o Experimentalismo Soviético tem uma grande parcela de culpa nisso. A montagem será a base do nosso curta. Estamos filmando vários takes da mesma cena, com ângulos e movimento de câmera diferentes. Queremos dar movimento à história. Acredito que no final das gravações serão poucos os planos-sequência no nosso curta.

A edição das imagens vai também seguir a trilha sonora do curta – imagem e som sincronizados com a intenção de manter essa ideia de movimento para prender a atenção do espectador. Eu sempre valorizo muito a questão da trilha sonora, é uma característica que geralmente me faz criar alguma relação com o filme. Às vezes, se eu gosto da trilha, eu automaticamente simpatizo e mantenho aquele filme na memória. A princípio, nosso filme vai usar as músicas do Pink Floyd, que usa bastante o instrumental. Até consigo imaginar!
Enfim, as gravações ocorreram das 10 da manhã até às 14 horas, e só não foi adiante porque tivemos problemas técnicos. As duas baterias acabaram. No meio da semana o Oliver e o Daniel vão gravar as cenas que faltaram ser finalizadas neste sábado, e no próximo fim de semana vamos dar continuidade às outras cenas. Acredito que seja isso. Beijos e abraços, e até a próxima...




Veja mais fotos:








Por Fernanda Giotto Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário