terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um bom encontro

Definitivamente eu não deveria estar aqui agora! Mas vou aproveitar enquanto não tenho muitas materias para aprovar no Curitiba Agora, editar capa e ajudar meus repórteres (se bem que eles se viram muito bem sozinhos, e são muito capazes). Mas estou aqui para falar do nosso encontro com o querido Luiz Godoy.
Como identificá-lo? Um coroa charmoso, camisa pólo azul e calça jeans. Não precisamos disso tudo, ele nos identificou. "Você é a Fernanda, certo?". Certinho. "Bóra" tomar um cafézinho. O Dani e a Tati estavam comigo. Diretora, cinegrafista, roteiristas e produtora, todos unidos para conhecer um pouco mais nosso ator.
Depois de mandar o roteiro para ele no sábado, ele me ligou, durante à noite. Muito simpático, e disponível para nosso trabalho acadêmico. Conversamos durante uns 20 minutos. Falamos sobre o roteiro, sobre o perfil dele, família, faculdade, teatro, etc, etc, etc. Aliás, a neta dele quer ser nossa parceira. Está pensando em fazer Jornalismo. Se ele fizer na PUC, já tem um ator em casa para o curta do terceiro ano. Sorte dela e sorte nossa, que encontramos o Luiz.
Além dessa ajuda que ele nos dará, ele também está ensaindo uma peça sobre o Oscar Wilde - seu lado feminino e masculino. Ele falou sobre alguns trabalhos, e sobre o projeto Olho Vivo, do qual ele participou com nosso enérgico colega japonês Yuki. Ele também já se propôs a fazer o Caminho Santiago da Compostela. Ele se preparou psicologicamente, fisicamente e culturalmente para fazer a viagem. Começou a caminhar nas montanhas com seu filho, se matriculou num curso de espanhol e conheceu o teatro. Porém, uma semana antes da viagem resolveu fazer uma caminhadinha básica, só para garantir maior resistência. Se deu mal. Caiu e quebrou alguns ossos. Adeus caminho Santiago da Compostela, o espanhol ficou como bagagem, mas o teatro ficou para sempre. Dá para se dizer que a Lei de Murphy foi um fator predominante neste caso.
Luiz Godoy já sentiu na pele a Lei de Murphy, mas agora ele vai sentir na pele o que é ser Murphy. O personagem dele é Edward Murphy, que vai lançar as regras para os acontecimentos na vida de Antonio.
Mais além (depois do Curitiba Agora) mando a sinopse do nosso curta. Nosso novo curta!
Teh mais, e muito obrigada Luiz Godoy (não o chame de senhor e nem de tio/tiozinho - ele não gosta)!
Por Fernanda Giotto Serpa

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

No decorrer da semana...

Coisas totalmente novas aconteceram na agência esta semana. Como diria nossa professora, foi praticamente um golpe de estado! Como não conseguimos uma atriz para nossa personagem, e também notei uma certa antipatia do grupo em relação ao roteiro, resolvi trazer novos ares para o nosso trabalho: um roteiro inteiramente novo!
Pois é! Trabalho arriscado, mas se for para ficar melhor acredito que valerá a pena. A idéia partiu da minha querida colega de trabalho Suelen Safiano, que escreveu um conto sobre a Lei de Murphy. Eu li e pensei, "Daria um bom curta". E é isso que vai se tornar. Vamos utilizar algumas ideias da história dela, mas acrescentar nossas próprias ideias e o alterar o final da história.
Comecei a escrever o roteiro no início da semana. O Oliver e o Daniel estão me dando uma força, acrescentando ideias e dando pitacos o tempo todo. As mudanças foram gerais: história, cenário e atores. A nossa dificuldade em achar atores terminou depois de eu ter conversado com o Luiz Godoy. O Daniel conseguiu o telefone dele, e eu entrei em contato. Ele foi muito atencioso, e está disposto a gravar conosco. Vou enviar o roteiro para ele, e esperar sua decisão. Vou encontrá-lo pessoalmente nesta próxima semana, para definirmos figurino, horários e trocar ideias.
Faremos também algumas gravações em estúdio, no dia 19/11. Sim, a data está bem apertada. Mas são cenas curtas e que poderão ser editadas diretamente na ilha e depois só embutidas no restante do curta que já estará editado e redondo. Neste fim de semana também me comprometi em fazer a logo do filme. Já estou com ideias, e também já sei como será o cartaz do filme. O cartaz só será produzido na semana que vem, pois precisamos tirar uma foto com o personagem no meio da Visconde Guarapuava, ou outra avenida movimentada. E com a logo pronta vamos mandar fazer as camisetas, canetas e brindes, e adiantar toda essa área de marketing.
As novidades são muitas e até assustadoras, mas vamos torcer para que tudo dê certo.
Por Fernanda Giotto Serpa

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Adaptações

Nossa equipe tem mais dois finais de semana destinados às gravações! Este fim de semana, dias 17 e 18, e no próximo, dias 24 e 25. A principal novidade é que vamos adaptar nosso roteiro, e as mudanças serão radicais. As novas adaptações agradaram a todos os integrantes da equipe, principalmente quando se trata da redução de elenco. Hehehehe...
Quanto aos detalhes que correspondem a seção de marketing ainda estão engatinhando. Algumas providências ja foram tomadas, e orçamentos feitos. O problema é que ainda não podemos dar início à produção do cartaz, já que não finalizamos as gravações e não temos a imagem da cena necessária. Surgiram ideias para a logo do filme, mas com essa nova adapatação acredito que a logo também vai mudar.
Bom, esperem para ver. As novas ideias serão colocadas em prática este fim de semana. Volto para contar como foi!
Até!
Fernanda Giotto Serpa

domingo, 4 de outubro de 2009

2º dia de gravação

Nesse segundo dia, não tínhamos muita coisa para fazer (uma vez que AINDA não conseguimos os atores). Gravamos só as imagens que faltaram gravar na semana passada devido à falta de bateria da câmera.

A gravação não começou muito cedo. O pessoal começou a chegar à locação por volta das 10h... O Daniel, o Guilherme e o Igor iniciaram a gravação mesmo estando só eles três. Afinal, não temos mais tempo a perder, todo minuto é sagrado. Eu cheguei por volta das 11h... 11h20. Almoçamos e ficamos esperando o resto o Oliver chegar (ele tinha compromissos no período da manhã e já estava combinada essa divisão de personagens de acordo com o turno). Depois que o Oliver e a Fernanda chegaram, retomamos as gravações. Terminamos todas as imagens que estavam faltando. Está ficando muito legal! O Oliver e o Igor estão fazendo um trabalho bem legal como atores e o Daniel mandando muito bem com a câmera. Em algumas cenas nós tivemos que improvisar bastante para que ficasse do jeitinho que tínhamos imaginado inicialmente...

No próximo fim de semana não vai haver gravação. É feriado e muita gente vai viajar... Incluindo os atores do grupo e o cinegrafista! Espero que a gente consiga os atores ainda nessa semana e que eles possam fazer com a gente os preparativos todos no fim de semana do feriado... Assim, no fim de semana do dia 17 estaríamos suuuper prontos! =)

Por enquanto, sem fotos ou vídeos! Quando o Daniel passar para o computador, atualizo aqui!


Por

Tatiana Olegario da Silva